UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Crente pode fazer uma fezinha nos Sorteios da CEF ?



Um certo irmão me fez esta pergunta, e eu respondi laconicamente que NÃO, ele não deveria participar de nada disso - conforme sempre ouvi na igreja, desde a minha infância. Aprendi que isso é do cão, e quem disso participa vai direto para o inferno se Jesus voltar e o encontrar nesse estado...

Assim eu sempre cri, segui e ensinei, até descobrir algo novo, até então desconhecido à mim. Descobri por exemplo, que a CEF, órgão do governo federal, patrocina jogos e sorteios. Entendi de cara que são duas coisas distintas. 

Há sorteios que tem ligação direta com jogos, e outros, não.  

Vamos tentar entender um pouco essa coisa nunca explicada em nossas igrejas :

O que é Mega-Sena

A Mega-Sena é um sistema de distribuição de prêmios entre indivíduos de um grupo através de sorteio administrado pelo Estado), que oferece as maiores premiações do Brasil.
Quando falamos maiores, estamos falando em termos financeiros. Só para se ter uma ideia, a Mega-Sena já premiou duas apostas com o valor de R$ 72 milhões para cada uma. Foi no último concurso de 2009 (a Mega-Sena da Virada). Os vencedores eram de Santa Rita do Passa Quatro (SP) e de Brasília (DF).
Nessa loteria são sorteados seis números ou dezenas que podem variar dentro do intervalo de 01 a 60, sem possibilidade de repetição. E o objetivo dos apostadores é o de acertar todos os números, a sena principal.
É bom avisar aos navegantes que a probabilidade de acertar em cheio a sena é de uma para mais de 50 milhões. Difícil, não? Mas fazer uma fezinha de vez em quando não custa “quase” nada - a aposta  básica custa R$ 2,00.
Entretanto, há outras possibilidades de ser contemplado na Mega-Sena, ela premia também a quina e a quadra, ou seja, quem acerta, respectivamente, cinco ou quatro dos seis números sorteados.
_______________________________________

Como não vou descrever aqui todos os sorteios e jogos, vou apenas citá-los :

SORTEIOS :

> Mega Sena
> Quina
> Lotomania
> Loto fácil e Dupla Sena

JOGOS :

> Loteca
> Lotogol e
> Timemania

A diferença dos Sorteios para os jogos, é que os sorteios se realizam com números, e os jogos, com base nos resultados de alguns jogos de futebol no Brasil

Se a gente analisar este princípio friamente, logo veremos que os sorteios em nada contrariam os princípios bíblicos, até porque participamos de vários deles na aquisição de uma casa própria, no chamamento para um emprego, numa vaga em uma escola, etc.

Ora, se sorteio fosse pecado, o substituto de Judas não teria sido escolhido para ocupar o seu lugar entre os apóstolos, através desse método nada convencional At 01.26
  
Gostaria de deixar claro que não participo nem de sorteios nem de jogos, mas, sinceramente, esta é uma questão a ser revista e explicada com base nos fatos reais. Não adianta proibir por proibir. Precisamos ter um embasamento bíblico correto, o que me parece muito vago até hoje.

Bom ressaltar que parte do que se arrecada com esses sorteios e jogos, são destinados à construção de moradias e ações sociais. Então, o que você acha disso tudo, vai a partir de hoje fazer uma FEZINHA nos sorteios, ou vai seguir abstendo-se de tudo, por entender que tudo é do diabo, e, portanto, um pecado capital se envolver com isto ? 

Deixe aqui a sua opinião.

PASTOR EDUARDO SILVA

5 comentários:

jorge cordeiro cruz disse...

A paz do senhor pastor , confesso que tenho a mesma opinião do sr.
nos costumamos ver tudo sendo do diabo, mas o diabo tem alguma coisa para dar? mas a realidades que muitas coisas que aprendemos no passado não temos um ensinamento claro dentro da biblia o que me leva acrer nesse caso que não ten nada a haver con pecado, existem outros pecados praticado por muitos muito maior eu creio sinceramente por causa destes ensinamento não faço isso mas eu acho que não ten nada aver. abraço

jorge cordeiro cruz disse...


A paz do senhor pastor , confesso que tenho a mesma opinião do sr.
nos costumamos ver tudo sendo do diabo, mas o diabo tem alguma coisa para dar? mas a realidades que muitas coisas que aprendemos no passado não temos um ensinamento claro dentro da biblia o que me leva acrer nesse caso que não ten nada a haver con pecado, existem outros pecados praticado por muitos muito maior eu creio sinceramente por causa destes ensinamento não faço isso mas eu acho que não ten nada aver. abraço

Anônimo disse...

Realmente, não há na Bíblia nenhuma proibição explícita sobre jogar na loteria, em cassinos, jogo do bicho, etc. Todavia, podemos encontrar, nela, princípios que nos mostram que tal prática não é recomendável ao cristão.

MORDOMIA CRISTÃ

A Bíblia nos ensina a utilizar os nossos recursos financeiros de forma responsável. Muitos desses jogos financiam quadrilhas criminosas que já ceifaram inúmeras vidas. Basta lembrar das máquinas caça-níquel, controladas por milícias no Rio de Janeiro, que muitas vezes obrigam o dono do estabelecimento comercial a instalar uma dessas máquinas.

PROVIDÊNCIA DIVINA

Cristo nos ensinou, no Sermão da Montanha, que não devemos estar ansiosos quanto ao que comer, quanto ao que beber ou o que vestir (Mt. 6:25-34). O crente que se entrega à prática de jogos na verdade está declarando, sem palavras, que não crê em Jeová Jiré, o Senhor que Provê. Eles simplesmente não crêem na declaração de que Deus não deixa o justo desamparado. Como é bom viver sob a direção divina! Reconhecer que Deus tem nos guiado em cada instante de nossa vida! Acho que aquele que põe a sua esperança em jogos não tem essa convicção.

FELICIDADE

Infelizmente a sociedade em que vivemos tem tentado nos persuadir de que dinheiro é sinônimo de felicidade. Por isso muitos acham que serão realmente felizes quando puderem dirigir carros importados, viajarem em cruzeiros caríssimos, possuírem fazendas, viajarem em jatinhos particulares, etc. No Sermão da Montanha, o Senhor Jesus nos apresenta vários tipos de pessoas bem-aventuradas (Mateus 5). O curioso é que o dinheiro não está incluído em nenhuma dessas bem-aventuranças. Detalhe: bem-aventurado é a mesma coisa que feliz.

Muitas vezes o ganhador de um prêmio milionário acaba saindo do céu e entrando no inferno. Basta lembrar o milionário da mega-sena, Renné Sena, que foi assassinado pela própria mulher. Recentemente, o jornal Expresso, do Rio de Janeiro, veiculou uma matéria com o seguinte título: "A Maldição da Mega-Sena". A matéria fala sobre o seu Adolfo, de 78 anos, um dos ganhadores do prêmio da virada de 1999. A vida dele virou um inferno. Ele pediu proteção à polícia, dois netos drogados tentaram roubar o fusca dele, a grana preta gerou uma tremenda discórdia entre seus onze filhos, sua casa quase foi saqueada. O Sr. Adolfo confessou que quase rasgou o bilhete por causa desse sofrimento.

O ditado é certo: "O muito sem Deus é pouco, e o pouco com Deus é muito."

PRAZER

Muitos cristãos jogam porque tal atividade lhes proporciona uma espécie de prazer. O tempo que antecede o resultado da aposta causa uma intensa excitação. Um eventual acerto cria a ilusão de que "a sorte está ao nosso lado". A armadilha probabilística do jogo logo retoma o que foi ganho e o infeliz jogador acredita que pode recuperar tudo de novo. Isso cria um ciclo interminável que gera um terrível resultado: um viciado em jogos.

A Bíblia diz que Deus é o nosso maior prazer. "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direta." (Salmos 16:11)

CONCLUSÃO: O engraçado é ouvir o crente agradecer a Deus quando ganha num desses jogos. O que Deus tem a ver com isso? Nada, exatamente nada. Mais trágico, ainda, é ver pastor receber o dízimo de quem ganhou muito dinheiro na loteria. O que nos consola é saber que Deus não recebe esse tipo de oferta suja.

Anônimo disse...

fácil responder...pergunte a voce mesmo "será que o Senhor Jesus faria isso" E aí?! dá pra imaginar o Senhor Jesus numa fila de loterica pra uma "fezinha". Quem sabe nao precisasse mais multiplicar paes e peixes....kkkkkk

Unknown disse...

E complicado Jogos e Deus e o Dinheiro E a Crise como pagar as contas Pra tudo Deus da Geito