UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



domingo, 31 de março de 2013

Ovelha x Pastor !



Salmo 23 - [Salmo de Davi]

Vers. 01 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Vers. 02 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Vers. 03 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Vers. 04 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Vers. 05 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Vers. 06 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

A ovelha pode ser chamada no masculino, de CARNEIRO e quando pequenina, de CORDEIRO.

Jesus foi chamado de Cordeiro de Deus por João Batista, em  duas ocasiões, ou seja, uma ovelhinha nova :

Jo 01.29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse : Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Jo 01.36 E, vendo passar a Jesus, disse : Eis aqui o Cordeiro de Deus.

A Ovelha é um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.

As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. O manejo requer cuidados, seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande, ou por serem animais sensíveis.

São animais extremamente dependentes de um pastor, e sem ele, elas não conseguem :

Ø Alimentar-se bem
Ø Estar no pasto de forma segura
Ø Curar suas doenças e feridas
Ø Voltar ao aprisco quando dele se distanciam
Ø Escapar dos ataques das lavas de plantão, seu mortal inimigo

Algumas características das Ovelhas :

Ø Ovelhas são mansas
Ø Ovelhas vivem em grupo, nunca sozinhas
Ø Ovelhas tem pastor e dono
Ø Ovelhas são dependentes dos cuidados do seu pastor
Ø Ovelhas ouvem e seguem a voz do seu pastor
Ø Ovelhas não brigam entre si
Ø Ovelhas são agregadas a um rebanho

O que é, e o que faz um Pastor de Ovelhas :

Pastor é a pessoa que cuida das ovelhas. Seu trabalho vai além daquilo que se vê, e inclui :

Ø Amar o rebanho acima de qualquer outra coisa
Ø Observar o rebanho enquanto dorme.
Ø Contar as ovelhas quando saem e quando voltam ao aprisco.
Ø Antes de levá-las ao pasto, vistoriá-lo, eliminando os pequenos buracos no terreno, onde há pequenas cobras venenosas, e as plantas daninhas (venenosas).
Ø Vê locais onde não hajam lobos devoradores por perto para estabelecer o pasto e o aprisco.
Ø Cercar toda a área onde o rebanho vai pastar e ter acesso à água.
Ø Evitar buracos na cerca, por onde algumas delas possam sair.
Ø Curar as doenças e feridas de algumas ovelhas, preservando-a, e evitando a contaminação do rebanho.
Ø Levar a ovelha doente e ferida em seus ombros até o aprisco.
Ø Castigar a ovelha fugitiva quebrando sua patinha, para que não se perca.
Ferramentas do Pastor

VARA - A vara era um pedaço de pau grosso e curto, quase sempre  com uma saliência na ponta. Era usada para vários fins. Antigos pastores de ovelhas raramente eram vistos sem uma vara na mão ou presa à cintura.

Às vezes, era arremessado com extrema precisão para afugentar um predador. Outras vezes, era lançado na direção de um cordeiro teimoso, na tentativa de impedi-lo de se afastar do rebanho, ou para não se aproximar de uma planta venenosa.

CAJADO - Um cajado ou bordão, é uma vara com a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. 

É usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho, não se desviando dele. Em algumas ocasiões, o cajado podia ser utilizado como arma. 

A ovelha conhecia o Pastor pelo cheiro do cajado que se apegava  à sua mão.

O cajado tem duas funções principais: Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto, serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado.
OVELHA IRRITADA É SINAL DE OVELHA DOENTE

As ovelhas ficam expostas aos insetos do campo. Existe um tipo de parasita conhecido como larva, que entra na cavidade nasal da ovelha e se aloja no seu ao cérebro, causando desinteresse pela alimentação, perda de peso, irritação e morte, se não for tratada com um azeite especial. 

É uma espécie de mosca grande, que atormenta a vida dos animais do campo. Os animais parasitados, e  apresentam substancial redução na produtividade.

Dentre as ovelhas que fogem do redil, muitas delas o fazem pelo fato de estarem gravemente infectadas por esse parasita, e assim, perdendo o senso de grupo, desconhecendo portanto, a voz de comando do seu pastor.

POR ISSO QUE O SALMISTA DAVI AFIRMA :

Sl 23.05 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Jo 10.04 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Ovelhas são animais extremamente dependentes de um pastor, e sem ele, elas não conseguem :

Ø Alimentar-se bem
Porque Ovelha não tem acesso ao pasto sozinha. Ela precisa ser levada ao pasto pelo seu pastor

Vers. 01 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Vers. 02a Deitar-me faz em verdes pastos...

Ø Estar no pasto de forma segura
Vers. 02b... guia-me mansamente a águas tranqüilas...

Ø Curar suas doenças e feridas
Vers. 03a Refrigera a minha alma ...

Ø Voltar ao aprisco quando dele se distanciam
Vers. 03b ... guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome...

Ø Escapar das Larvas de Plantão
Vers. 04 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

As Larvas Parasitas são os grandes inimigos do rebanho.

AS GRANDES MOSCAS REPRESENTAM OS ATAQUES 
DO INIMIGO CONTRA A NOSSA VIDA

Ø Tirando a nossa paz
Ø Causando doenças espirituais
Ø Enfraquecendo a nossa fé
Ø Fazendo-nos contaminar uns aos outros
Ø Provocando canseira, enfado, fadiga, e desestimulo

Vers. 05 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

AS OVELHAS DO SENHOR JESUS, SÃO

Ø Ovelhas mansas
Mt 11.29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Ø Ovelhas que vivem em grupo, nunca sozinhas
At 02.42-47 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Vers. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

Vers. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

Vers. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

Vers. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Vers. 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. 

Ø Ovelhas que tem pastor e dono
Jo 10.11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas

Ø Ovelhas são dependentes dos cuidados do seu pastor
Ez 34.23 E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.

Ø Ovelhas que ouvem e seguem a voz do seu pastor
Jo 10.14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Ø Ovelhas que não brigam entre si
Jo 15.12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Ø Ovelhas que são agregadas a um rebanho
Jo 10.16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

OVELHAS COM ESTE PERFIL :

A BONDADE E A MISERICÓRDIA DO SENHOR AS SEGUEM SEMPRE, E NUNCA SAEM DA CASA, DO APRISCO DO SENHOR.

Sl 23.06 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Pastor EDUARDO SILVA

Petrolina, 31 de Março de 2013





Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

No outro dia fui comprar um novo arranhador para gato e entrou no petshop uma pessoa com uma ovelha, nunca vi isso em uma cidade.