UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



quarta-feira, 13 de maio de 2009

Reflexão-37 - Sem Amor tudo é inútil, sem nenhuma importância para Deus!



A Importancia dos dez mandamentos para todas as gerações!

Ex 20.01-17

01 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

02 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

03 - Não terás outros deuses diante de mim.

04 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

05 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

06 - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

07 - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

08 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

09 - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

12 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

13 - Não matarás.

14 - Não adulterarás.

15 - Não furtarás.

16 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Algumas considerações preliminares sobre os dez mandamentos:

* Foram dados por Deus
* Foram dados para que os homens pudessem ter um rumo, uma direção, um divisor de águas entre o bem e o mal
* Foram dados porque o povo vivia dissolutamente, sem conhecer limites, regras, direitos e proibições
* Foram dados para ser obedecidos pelas gerações da época e vindouras

Jesus resumiu todos os mandamentos num só, apenas!

Mt 22.32-38

32 - E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.

33 - E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:

34 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

35 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

36 - Este é o primeiro e grande mandamento.

37 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

38 - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas

Jesus foi claro, simples e direto : "Tudo se resume no amor"!

João 15:10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. (Palavras de Jesus).

Romanos 13:10 - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Considerações do apóstolo Paulo).

O apóstolo Paulo foi claro quanto a impotância do verdadeiro amor!

1 Corintios 13.01-07 e 13

01 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

02 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

03 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

04 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

05 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

06 - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

07 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Os Fariseus queriam saber o que Jesus responderia, se entraria em contradição com a lei!

Mateus 22.34-37

34 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

35 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

36 - Este é o primeiro e grande mandamento.

37 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Jesus deixou claro que, para cumprir os mandamentos, é fundamental o exercício prático do verdadeiro amor :

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento"

* De todo o teu coração. No coração de quem ama não pode haver espaço para nenhum outro sentimento que não seja um verdadeiro e puro amor...

* De toda a tua alma. Na alma de quem ama não pode haver espaço para nenhum fermento, falta de perdão, rancor, nada...

* De todo o teu pensamento. Na mente de quem ama não pode haver espaço para pensamentos outros, ressentimentos, recordações de coisas passadas, nada...

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo"

* Por amar, eu me protejo de um inimigo, de perigos, de tudo que me possa fazer mal, prejudicar

* Por me amar, busco de todas as formas as formas o melhor para mim

* Por me amar, trabalho, estudo, sonho, desejo coisas boas para a minha vida, o meu bem estar

* Por me amar, eu continuo crendo na vitória mesmo quando ela me parece improvável, quase impossível

* Por me amar, eu não deixe de crer que em Deus tudo é possivel, inclusive e principalmente, dias melhores à mim

É este sentimento que eu quero para mim, que Jesus ensinou que eu tivesse pelo meu próximo:

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo"!

O maior mandamento, portanto, é o amor:

* O amor que ama sem fazer acepção de pessôas
* O amor que ama sem querer nada em troca
* O amor que ama e perdôa, perdôa e ama
* O amor que se curva ante a nossa intolerância e soberba, às vezes
* O amor que nos faz refletir que, acima de nós deve prevalecer, sempre, Deus e a sua palavra
* O amor que nos faz grandes, quando descemos em humilhação e renuncia
* O amor que nos exalta quando entendemos que nada somos e tudo é Deus em nós
* O amor que não nos permite ferir e humilhar com gestos, atitudes e palavras
* O amor que nos constrange a sermos como Cristo é
* O amor que ensina a ouvir, calar quando preciso, falar mansamente, ajudar, ser solidário, compreensivo, amaroso como Cristo é

1 Co 13.13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Hb 11.01 e 06 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Lm 03.26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

Jó 14.07 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

Entre a Fé e Esperança, prevalece o amor!

Reflita sobre isto. Amém

_____________________________

Pr Eduardo Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi a Programação pra Inauguração do Trabalho em Petrolina,estou feliz pela exelente Programação,a honra e a Glória sei que é exclusivamente pra JESUS. E como filha de Juazeiro, estamos no aguardo, do Templo aqui também na nossa cidade. Sei que tudo tem sua hora, o importante é que o dono da obra está no comando. Continuamos orando...E acompanhando toda programação pelo o rádio.Parabéns !!!E com fé em Deus estaremos lá em Petrolina na grande Inauguração. " FOI O SENHOR QUE FÊZ ISSO E É COISA MARAVILHOSA AOS NOSSOS OLHOS"