UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



sexta-feira, 3 de março de 2017

Jesus, a Plenitude da Paz que Precisamos !


Jo 14.27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Jesus em suas últimas instruções aos seus discípulos antes de ser crucificado, no evangelho de São João, capítulo 14, faz algumas importantes recomendações que eu gostaria de citar nesta reflexão de hoje :

Vers. 01 ele diz : Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Obs : A impressão que se tem, é que havia um clima de preocupação entre os seus discípulos, com a aproximação da morte do Senhor.

Vers. 06 ele afirma : Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Obs : Parece que a intenção do mestre era dirimir quaisquer dúvidas que alguns deles tivessem sobre ele.

Vers. 12-14, Jesus motiva a fé deles com uma extraordinária promessa :

Vers. 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Vers. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Vers. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, 
eu o farei.
Obs : A expressão “em verdade, ou em  verdade vos digo” é usada por Jesus 58 vezes nos evangelhos. No evangelho de João, essa frase repetida, ocorre 25 vezes. Na verdade – vem do grego Amém, e do Hebraico ‘amem’, ‘firme’, ‘estabelecido’, seguro’.  Quando Jesus diz : Na verdade, na verdade, ele está dizendo, confirmando e ratificando o que diz, ou seja, é como se ele dissesse : “É 
COMO EU ESTOU DIZENDO E PONTO FINAL, ACREDITEM”.

Vers. 23, ele fala da dimensão do amor que ele espera de nós : Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Vers. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Paz quer dizer : Quietação de ânimo, sossego, tranqüilidade, boa harmonia, concórdia, paciência.

Deixo-vos a paz – Ele disse em outras palavras : “Eu vou para o meu 
Pai, porém, a minha paz permanecerá com vocês”.

A minha paz vos dou – Parece que ele percebeu que não foi compreendido no que disse, e completou : “A minha paz é de vocês, eu estou dando a vocês”.

Não vô-la dou como o mundo a dá  – “Jesus conhecedor da falsa paz que permeia o mundo, fez questão de dizer que a sua paz era diferente, permanente, verdadeira, real, transformadora”.

Não se turbe o vosso coração nem se atemorize  – Aqui, o mestre voltou a usar a mesma expressão do versículo primeiro. Significa que ele : “Sabia da apreensão que envolvia os seus discípulos, que gerava neles insegurança e temor”.

O profeta Isaías, profetizando a vinda do Messias 700 anos antes do seu nascimento, disse :

Is 09.06 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Jesus, a Plenitude da Paz que Precisamos !

Mt 06.25 e 34 Por isso vos digo : Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Vers. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

As vezes eu me faço a seguinte pergunta : Se Jesus é a plenitude da Paz que Precisamos, por que tanta gente, e até cristãos não tem paz, e vivem  uma vida :

·        De contínua angústia
·        De Inquietação constante
·        De Medo de tudo e todos
·        De Falta de confiança e fé
·        De desespero total ?

Jesus disse-nos : Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

A PAZ É O CONTRASTE :

·        De ira
·        De depressão
·        De incerteza
·        De ansiedade excessiva
·        De busca desenfreada por algo que só virá 
com o tempo

A paz é tão importante e imprescindível ao cristão, que o escritor aos 
Hebreus nos afirma que, SEM ISTO não veremos a Deus.

Hb  12.14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

O APÓSTOLO PAULO ESCREVENDO SOBRE A PAZ  :

Aos tessalonicenses  - No capítulo 03.16, disse de sua segunda carta, afirmou  : “Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós”.

Ao povo de Corinto em sua segunda carta – No capítulo  13.11, disse : “Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede 
perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, 
vivei em paz; e o Deus de amor e de paz 
será convosco”.

Aos Romanos, no capítulo 15.33, falou : E o Deus de paz 
seja com todos vós. Amém.

O PROFETA JEREMIAS, DISSE :

Jr 29.07 E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz 
transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque 
na sua paz vós tereis paz.

Jesus, a Plenitude da Paz que Precisamos !

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou 
como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, 
nem se atemorize.

PASTOR EDUARDO SILVA, PARA O QUADRO


DEGUSTANDO A PALAVRA !

_____________________________


PASTOR EDUARDO SILVA

Nenhum comentário: