UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



sábado, 2 de abril de 2011

Quatro Respostas de Deus !


MENSAGEM DE ESTUDO E ENSINAMENTO BÍBLICOS

QUATRO RESPOSTAS DE DEUS !

2 Sm 05.19, 23 e 24 - 2 Cr 14.15

2 Sm 05.19 E Davi consultou o Senhor, dizendo : Subirei contra os filisteus ? Entregar-mos-ás nas minhas mãos ? E disse o Senhor a Davi : Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.

Vers. 23 E Davi consultou o Senhor, o qual disse : Não subirás, mas rodeia por detrás deles e virás a eles por defronte das amoreiras.

Vers. 24 E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, te apressarás; porque o Senhor saiu, então, diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus

2 Cr 14.15 E há de ser que, ouvindo tu um ruído de andaduras pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, a ferir o exército dos filisteus.

QUATRO MANEIRAS DE DEUS NOS RESPONDER :
• DIZENDO : ESPERA
• SEM NADA DIZER
• DIZENDO : SIM
• DIZENDO : NÃO

1 – DEUS NOS RESPONDE DIZENDO : “ESPERA” !

Jo 11.04-06 E Jesus, ouvindo isso, disse : Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por ela.

Vers. 05 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.

Vers. 06 Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. (Texto completo Jo 11.01-45)

Obs : Marta e Maria tiveram que esperar Jesus por dois longos dias...

Naamã esperou o seu milagre pacientemente !

2 Rs 05.10-14 Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo : Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.

Vers. 11 Porém Naamã muito se indignou e se foi, dizendo : Eis que eu dizia comigo : Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do Senhor, seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Vers. 12 Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel ? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado ? E voltou-se e se foi indignado.

Vers. 13 Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram : Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura, não a farias ? Quanto mais, dizendo-te ele : Lava-te e ficarás purificado.

Vers. 14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado. (Texto completo 2 Rs 05.01-19)

Obs : Naamã teve que mergulhar sete vezes no Rio Jordão, para ficar purificado de sua lepra.

O cego precisou ir ao Tanque para voltar a enxergar

Jo 09.07 E disse-lhe : Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. (Texto completo Jo 09.01-41)

Obs : Àquele deficiente visual teve que ser conduzido com areia nos olhos, até o tanque de Siloé.

A ESPERA EM DEUS É UM CONSTANTE EXERCÍCIO DE FÉ !

Sl 27.14 Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor

Sl 37.07 Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Sl 40.01 Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Lm 03.26 Bom é ter esperança e aguardar (esperar) em silêncio a salvação do Senhor


2 – DEUS NOS RESPONDE SEM NADA DIZER – “CALADO, SILENTE” !

Mt 15.21-28 A MULHER CANANÉIA

Cananéia ou Siro-fenícia – A tribo cananéia habitava a costa desde Sidom até Gaza, e dali até a extremidade sul do mar Morto. Uma mulher cananéia, trata-se de uma mulher fenícia, habitando a Síria.

Siro-Fenícia – Natural da Fenícia, que fazia parte da província romana da Síria. A Fenícia é um país mediterrâneo, situado ao norte de Israel At 21.02. Suas cidades principais eram os portos de Tiro e Sidom, de onde foi exportado o cedro usado na construção do templo 1 Rs 05.01-10

Obs : Ela era uma mulher grega de origem siro-fenícia Mc 07.26

Mt 15.21 E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.

Mt 15.22 E eis que uma mulher cananéia (uma certa mulher), que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo : Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoniada.

Mt 15.23 Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo : Despede-a, que vem gritando atrás de nós.

• Jesus deu silêncio por resposta
• Seus discípulos foram insensíveis ao seu sofrimento

AQUELA MULHER, ENFRENTOU

• O silêncio de Jesus que nada lhe respondeu...
• O desprezo dos discípulos que a ignoraram...
• A discriminação do povo, pelo fato de não ser judia
(ser siro-fenícia), de origem grega...
• O Constrangimento de se expor publicamente, motivada por sua extrema necessidade

Mt 15.24 E ele, respondendo, disse : Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Obs : Jesus aqui responde aos seus discípulos. Com a mulher continuava em silêncio.

Mt 15.25 Então, chegou ela e adorou-o, dizendo : Senhor, socorre-me
DEPOIS DE ENFRENTAR

O silêncio de Jesus,
O desprezo dos Discípulos e
A discriminação do povo pelo fato de não ser judía
O constrangimento de se expor publicamente

ELA ADOROU AO SENHOR DIZENDO : “SOCORRE-ME” !

• Adorou-o quando o seu momento era totalmente desfavorável a esse gesto
• Adorou-o quando poderia ter murmurado, reclamado
• Adorou-o quando a indiferença, o desprezo e o preconceito a cercavam
• Adorou-o constrangida, envergonhada, temerosa, insegura

Mt 15.26 Ele, porem, respondendo, disse : Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.

JESUS, ALÉM DE TER SILENCIADO

• Comparou-a literalmente aos cachorrinhos
• Testou a sua fé para vê se de fato ela acreditaria até o fim
• Decidiu sondar o seu nível perseverança e crença nele

Mt 15.27 E ela disse : Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores

AQUI ELA DISSE EM OUTRAS PALAVRAS

• Sim, Senhor, eu aceito a comparação
• Sim, Senhor, não quero nem vou reclamar absolutamente de nada
• Sim, Senhor, eu estou decidida, eu quero a minha vitória hoje
• Sim, Senhor, eu sei que não mereço, mas eu preciso do teu socorro agora
• Sim, Senhor, rompa com o seu silêncio e fale-me o que eu preciso ouvir

Mt 15.28 Então, respondeu Jesus e disse-lhe : Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã.

• Jesus certamente entendeu que ela desejava mais do que lhe havia dito... daí, ter dito : ... “Seja isso para contigo, como tu desejas”
• Ele poderia ter dito : ... “Seja isso para contigo, como me pediste, ou, como me disseste” ...

Obs : Àquela angustiada mulher não estava conseguindo dizer com palavras, o que sentia em seu coração

Pv 10.24 O temor do ímpio virá sobre ele, mas o desejo dos justos Deus o cumprirá

Sl 37.04 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração

JESUS PERCEBEU NAQUELA MULHER UMA GRANDE FÉ !

1 Tm 06.12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

JESUS OPEROU UM MILAGRE À DISTÂNCIA
Sua filha estava em casa e foi total e radicalmente liberta...

Rm 06.17-18 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

Vers. 18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça

Um certo pensador disse, que : “O silêncio de Deus, é também uma maneira de Deus falar com o homem !

3 – DEUS NOS RESPONDE DIZENDO : “SIM“ !

2 Sm 05.19 E Davi consultou o Senhor, dizendo : Subirei contra os filisteus ? Entregar-mos-ás nas minhas mãos ? E disse o Senhor a Davi : Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.

FILISTEUS – Era o povo que habitava a planície da costa do mar mediterrâneo em Canaã, desde Jope até o sul de Gaza. Eram divididos em cinco regiões distintas, com suas capitais : Asdode ou Azoto, Gaza, Ascalom, Gate e Ecrom. Estes cinco distritos composto pelo povo da Filístia, formavam uma confederação, sendo ASDODE OU AZOTO, a capital federal 1 Sm 06.17. Os Israelitas viviam sempre em luta contra eles.

DAVI É UNGIDO REI DE ISRAEL

1 Sm 16.13 Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.

1) Esta foi a primeira das três unções que Davi recebeu. Em seguida, foi ungido Rei de Judá 2 Sm 02.02 e sete anos mais tarde, Rei de todo Israel 2 Sm 02.05. Governou em Judá por sete anos e em Israel por mais 33 anos, totalizando assim : 40 anos.

2) Tinha Davi aproximadamente 15 anos quando foi ungido Rei de Israel (Comentário de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal da SSB, pg 306)

3) Tinha Davi trinta anos quando assumiu o reinado de Israel...

4) Por ocasião de sua primeira unção, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi...

DAVI É CONSTITUIDO REI DE ISRAEL

2 Sm 05.04 Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou

2 Sm 05.10 E Davi ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele.

2 Sm 05.12 E entendeu Davi que o Senhor o confirmava rei sobre Israel e que exaltava o seu reino por amor do seu povo

O PRIMEIRO GRANDE DESAFIO DE DAVI
COMO REI DE ISRAEL

2 Sm 05.17 Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, desceu a Fortaleza.

• Na verdade, os filisteus foram mal informados, pois, Davi não apenas havia sido ungido rei, como já estava em pleno exercício do reinado
• O alvo dos filisteus era Davi, queriam a qualquer preço, inviabilizar o plano de Deus na vida de DAVI
• Muito provavelmente não esqueceram da vitória de Davi sobre o seu maior guerreiro - Golias, ainda no reinado de Saul, de quem guardavam um ódio mortal (1 Sm 17.32-58)
• Davi, ouvindo que os filisteus o perseguiam, desceu a Fortaleza

Obs : Essa fortaleza por ter sido a conhecida fortaleza da montanha, no deserto de Judá, onde Davi se defendeu de Saul 1 Sm 23.14 – 1 Cr 12.08

NO SENTIDO ESPIRITUAL, DESCER A FORTALEZA

• Pode significar descer à oração
• Pode significar descer à busca de Deus
• Pode significar descer ao quebrantamento
• Pode significar descer à adoração
• Pode significar descer à renuncia daquilo que não abrimos mão

Pv 08.17 Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão

Sl 34.18 Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado e salva os contritos de espírito

Mt 16.24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me

DAVI ESTAVA DIANTE DE UM DESAFIO DIFICIL, LOGO
NO INICIO DO SEU REINADO EM JUDÁ

2 Sm 05.18 E os filisteus vieram e se estenderam pelo vale dos Refains

• O inimigo estava postado, pronto para o ataque
• O inimigo estava ali, esperando o momento da invasão
• O inimigo estava disposto a derrotar Davi e Israel, o povo de Deus
• Jerusalém estava literalmente sitiada (cercada)

DAVI RESOLVEU CONSULTAR A DEUS !

2 Sm 05.19 E Davi consultou o Senhor, dizendo : Subirei contra os filisteus ? Entregar-mos-ás nas minhas mãos ? E disse o Senhor a Davi : Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.

DAVI PERGUNTOU A DEUS, EM OUTRAS PALAVRAS

• Vou Senhor ?
• Posso ir ?
• Tu irás comigo ?
• Eu serei vitorioso ?
• Eu posso contar contigo ?
• Eu serei vencedor nessa batalha ?
• Tu não vais me desamparar, Senhor ?

E DEUS RESPONDEU-LHE : “ SIM“, DAVI, PODE IR
QUE EU VOU COM VOCE !

Era a resposta que Davi mais precisava ouvir

DE POSSE DE “UM SIM DE DEUS”, DAVI SAIU À PELAJA !

2 Sm 05.20 Então, veio Davi a Baal-Perazim, e feriu-os ali Davi, e disse : Rompeu o Senhor a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim

• Davi atribuiu a sua vitória a Deus
• Davi disse : O Senhor rompeu os meus inimigos, como quem rompe águas. Isto é, como quem abre as comportas e as águas correm livremente.

2 Sm 05.21 E deixaram ali os seus ídolos; e Davi e os seus homens os tomaram.

Obs : Davi e os guerreiros de Israel, tomaram para si os ídolos dos filisteus...

PARA DEUS HÁ TRÊS POVOS DISTINTOS

• ISRAEL
• O MUNDO e
• A IGREJA

Jo 01.11-12 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus

• ... para o que era seu que o rejeitou - O povo de Israel !
• ... todos quantos o receberam - Os gentios, o mundo !
• ... se tornarem filhos de Deus - A igreja, os que o aceitaram !

A IMPORTÃNCIA DE SE CONSULTAR A DEUS !

Muitas vezes cometemos graves erros de percurso,
por não atentarmos para esse detalhe tão importante

ALGUNS EXEMPLOS BIBLICOS, DE HOMENS QUE CONSULTARAM A DEUS, EM MOMENTOS DECISIVOS :

ABRAÃO – DEUS ANUNCIA A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA Gn 18.17-22

Vers. 17 E disse o Senhor : Ocultarei eu a Abraão o que faço.

Vers. 18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra :

Vers. 19 Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

Vers. 20 Disse mais o Senhor : Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito.

Vers. 21 Descerei agora e verei se, com efeito, tem praticado segundo este clamor que é vindo até mim; e, senão, sabê-lo-ei.

Vers. 22 Então, viraram aqueles varões o rosto dali e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.

Obs : A prostituição, o adultério, o homossexualismo, o lesbianismo e a imoralidade haviam tomado conta daquele povo, e assim, Deus resolveu destruí-los sumariamente

ABRAÃO INTERCEDE JUNTO A DEUS PELOS HOMENS Abraão consulta o Senhor sobre tão dura decisão Gn 18.23-33

Vers. 23 E chegou-se Abraão, dizendo : Destruirás também o justo com o ímpio :

Vers. 24 Se, porventura, houver cinquenta justos na cidade, destruí-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela :

Vers. 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra ?
Vers. 26 Então, disse o Senhor : Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei todo o lugar por amor deles.

Vers. 27 E respondeu Abraão, dizendo : Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

Vers. 28 Se, porventura, faltarem de cinquenta justos cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade ? E disse : Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

Vers. 29 E continuou ainda a falar e disse : Se, porventura, acharem ali quarenta ? E disse : Não o farei, por amor dos quarente.

Vers. 30 Disse mais : Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar : Se porventura, se acharem ali trinta ? E disse : Não o farei se achar ali trinta.

V. 31 E disse : Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor : Se, porventura, se acharem ali vinte ? E disse : Não a destruirei, por amor dos vinte.

Vers. 32 Disse mais : Ora, não se ire o Senhor que ainda só mais esta vez falo : Se, porventura, se acharem ali dez ? E disse : Não a destruirei, por amor aos dez.

Vers. 33 E foi-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e abraão tornou ao seu lugar.

MOISÉS – DEUS FALA COM MOISÉS DO MEIO DA SARÇA ARDENTE
Ex 03.01-22

Vers. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos do Israel, do Egito.

Vers. 11 Então, Moisés disse a Deus : Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel ?

Vers. 14 E disse Deus a Moisés : EU SOU O QUE SOU. Disse mais : Assim dirás aos filhos de Israel : EU SOU me enviou a vós...

MOISÉS CONSULTA A DEUS QUANTO A SUA CAPACIDADE !

Ex 04.10 Então, disse Moisés ao Senhor : Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.

Ex 04.11 E disse o Senhor : Quem fez a boca do homem ? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego ? Não sou eu, o Senhor ?

Ex 04.12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

GIDEÃO CONSULTA A DEUS PARA TER CERTEZA DA SUA VITÓRIA SOBRE OS MIDIANITAS Jz 06.36-40

Vers. 36 E disse Gideão a Deus : Se hás de livrar Israel por minha mão, como tens dito.

Vers. 37 Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e secura sobre toda a terra, então, conhecerei que hás de livrar Israel por minha mão, como tens dito.

Vers. 38 E assim sucedeu; porque, ao outro dia, se levantou de madrugada, e apertou o velo, e do orvalho do velo espremeu uma taça cheia de água.

Vers. 39 E disse Gideão a Deus : Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só no velo haja secura, e em toda a terra haja o orvalho.

Vers. 40 E Deus assim o fez naquela noite, pois só no velo havia secura, e sobre toda a terra havia orvalho.

GIDEÃO COM TREZENTOS HOMENS VENCEU OS MIDIANITAS
Jz 07.01-25

• Gideão levantou-se cedo, pela madrugada, para ouvir Deus falar

Jz 07.01-02 Então, Jerubaal (que é Gideão), se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Horebe; de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, pelo outeiro de Moré, no vale.

Vers. 02 E disse o Senhor a Gideão : Muito é o povo que está contigo, para eu dar os midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo : A minha mão me livrou

ERAM 32.000 MIL HOMENS, E DE UMA SÓ VEZ DESISTIRAM 22.000
Jz 07.03

Voltaram todos os covardes e medrosos

RESTARAM 10.000 MIL HOMENS, DOS QUAIS 9.700
FORAM REPROVADOS – Jz 07.04-07,16,25

Jz 07.04 E disse o Senhor a Gideão : Ainda muito povo há; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que aquele de que eu te disser : Este irá contigo, esse contigo irã; porém todo aquele de que eu te disser : Este não irá contigo, esse não irá.

Jz 07.05 E fez descer o povo às águas. Então, o Senhor disse a Gideão : Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.

Jz 07.06 E foi o número dos que lamberam, levantando a mão à boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.

Jz 07.07 E disse o Senhor a Gideão : Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei e darei os midianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar. (Voltaram mais 9.700 homens).

Jz 07.16 Então, repartiu os trezentos homens em três esquadrões; e deu-lhes a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios, com tochas neles acesas.

Jz 07.25 E prenderam dois príncipes dos midianitas, Orebe e Zeebe; e mataram no lagar de Zeebe, perseguiram os midianitas, e trouxeram as cabeças de Orebe e de Zeebe a Gideão, dalém do Jordão.

4 - – DEUS NOS RESPONDE DIZENDO : “NÃO“ !

ISRAEL AINDA COMEMORAVA A PRIMEIRA VITÓRIA DE DAVI SOBRE OS FILISTEUS COMO REI, QUANDO

• Muito provavelmente, algum homem de confiança do Rei, o chamou e disse-lhe : “Davi, temos um problema”...

• Muito provavelmente, algum auxiliar do Rei o chamou à parte e disse-lhe : Rei, ta bom de parar com essa festa...

• Muito provavelmente, algum chefe militar o advertiu de que os inimigos haviam voltado...

2 Sm 05.22 E os filisteus tornaram a subir e se estenderam pelo vale dos Refains

• Os filisteus voltaram para uma revanche...
• Israel os havia vencido, mas, levou consigo seus ídolos...
• Agora a guerra tinha outro caráter : O Espiritual ...

Sm 05.23 E Davi consultou o Senhor, o qual disse : Não subirás, mas rodeia por detrás deles e virás a eles por defronte das amoreiras.

Obs : “MAS “ – Conjunção adversativa, ou de adversidade...

A BATALHA AGORA TINHA UM OUTRO CARÁTER !

• O inimigo era o mesmo, mas, a tática teria que ser outra
• O armamento usado na primeira vitória, não servia mais para
esse novo combate
• O planejamento traçado para a primeira batalha teria que ser esquecido
• Agora havia um fator espiritual diferente

DEUS DISSE, DEPOIS DO “MAS” ...

• RODEIA-OS – Cerca-os por detrás
• ENFRENTA-OS - Por defronte das Amoreiras

Obs : Era uma ordem e ordem não se questiona, se cumpre, executa !

E DAVI DISSE A DEUS : SUBO CONTRA ELES, SENHOR ?
Subo, quer dizer : Enfrento-os, guerreio contra eles ?

E A RESPOSTA DE DEUS, FOI :
NÃO, DAVI, NÃO SUBA DE JEITO NENHUM !

É MUITO PROVÁVEL QUE DAVI, BUSCANDO CONSULTAR A DEUS, TENHA PERGUNTADO AO SENHOR :

• E agora, Senhor, o que devo fazer, então ?
• Senhor, eu os venci recentemente, por que não devo mais ir contra eles denovo ?
• O que aconteceu de errado, o que fizemos de errado, Senhor, que não podemos mais enfrentá-los ?

2 Sm 05.23 E Davi consultou o Senhor, o qual disse : “Não subirás, mas rodeia por detrás deles e virás a eles por defronte das amoreiras”.

2 Sm 05.24 E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, te apressarás; porque o Senhor saiu, então, diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.

Obs : Deus estava : “Apenas obedeça-me; o restante é comigo, Davi” !

2 Cr 14.15 E há de ser que, ouvindo tu um ruído de andaduras pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, a ferir o exército dos filisteus.

Obs : Sl 91.11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para que guardem em todos os teus caminhos.

O QUE FAZER QUANDO DEUS DIZ : “NÃO“ !

• Parar para ouvir Deus !
• Aceitar a decisão de Deus !
• Fazer tudo o que Deus disser !

DEUS DETERMINOU O SEGUINTE :

1- NÃO SUBIRÁS, MAS RODEIA POR DETRÁS DELES – O Senhor quis dizer a Davi o seguinte :
2-
• Estude o inimigo com cautela, Davi !
• Elabore uma estratégia de combate diferente, Davi !
• Prepare-se com o melhor que você te, às mãos, Davi !
• Veja quantos são eles, e organize-se, Davi !

DEUS SABIA QUE AGORA A BATALHA
SERIA AINDA MAIS DIFICIL

• Davi e os seus mexeram com o reino espiritual...
• O povo desagradou a Deus, levando os ídolos consigo...
3- Era preciso um planejamento diferenciado...

2 Co 10.04 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas...

Ef 06.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo...

2 - E VIRÁS A ELES POR DEFRONTE DAS AMOREIRAS – O Senhor quis dizer a Davi o seguinte :
• Agora, posicione-se bem, Davi !
• Avance sem temer, Davi !
• Não tenha medo, Davi !
• Ouça e obedeça todas as minhas determinações, Davi !
• Faça como eu digo, vá à eles por defronte das Amoreiras, Davi !
• Você pode não entender nada, mas, tão somente cumpra, Davi !

HÁ MOMENTOS EM QUE NÃO TEMOS QUE QUESTIONAR A DEUS,
E SIM, OBEDECE-LO SOMENTE !

1 Sm 15.22 Porém Samuel disse : Tem, porventura, o senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor ? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

3-E HÁ DE SER QUE, OUVINDO TU UM ESTRONDO DE MARCHA PELAS COPAS DAS AMOREIRAS, ENTÃO TE APRESSARÁS...

Outra tradução, diz : ASSIM QUE VOCE OUVIR UM SOM DE PASSOS POR CIMA DAS AMOREIRAS...

Outra tradução, diz : E HÁ DE SER QUE, OUVINDO TU UM RUÍDO DE ANDADURAS PELAS COPAS DAS AMOREIRAS... – o Senhor disse a Davi o seguinte :

• Davi, você vai ouvir passadas, pisaduras ou andaduras !
• Davi, só que essas andaduras não serão na terra !
• Davi, essas pisaduras que você vai ouvir, serão sobre as Amoreiras !
EU IMAGINO QUE DAVI NÃO ENTENDEU NADA !
E deve ter se questionado silenciosamente, ele e Deus :

• Como eu vou ouvir isto, gente andando sobre as Amoreiras ?
• Como isto será possível ?
• De que forma isto se dará ?
• Nas amoreiras pousam os pássaros ...
• Amoreira é planta frágil, não dá para se andar sobre elas ...

E O SENHOR CONTINUOU FALANDO :

4-ENTÃO TE APRESSARÁS; PORQUE O SENHOR SAIU, ENTÃO, DIANTE DE TI, A FERIR O ARRAIAL DOS FILISTEUS – o Senhor quis dizer a Davi o seguinte :

• Quando você ouvir as pisaduras sobre a copa das Amoreiras, Davi !
• Se apresse, corra, comece a comemorar, Davi !
• Porque nem luta vai ser preciso ter, Davi !
• Essa batalha vai ser mais fácil do que a primeira, Davi !
• Eu, Deus, terei saído antes à guerrear por você, Davi !
• Essa batalha é minha, quem vai ganhá-la pra você, sou eu, Davi !
• O exército dos filisteus será ferido por mim, Davi !

E MAIS, DAVI, ESCUTE ISSO :
Esse estrondo de marcha, essas andaduras e pisaduras de gente que você vai ouvir sobre a copa das Amoreiras ;

• SÃO OS MEUS ANJOS, GUERREANDO POR VOCE, DAVI !
• SÃO OS GUERREIROS CELESTIAIS EM AÇÃO, DAVI !
• SÃO AS MILÍCIAS CELESTIAIS PELEJANDO POR VOCE, DAVI !

2 Sm 05.25 E fez Davi assim como o Senhor lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Geba até chegar a Gezer.

HÁ SITUAÇÕES EM QUE DEUS :

1-Do céu, ordena a benção e nos concede a vitória !

2-Envia os seus anjos em nossa defesa, para guerrear por nós !

3-Vem com o seu exército pelejar pessoalmente por nós !

Obs : Neste caso específico, o Senhor veio pelejar pessoalmente com os seus anjos...

DEUS NOS RESPONDE DE QUATRO MANEIRAS :

• DIZENDO : ESPERA
• SEM NADA DIZER
• DIZENDO : SIM
• DIZENDO : NÃO

Dallas, setembro 05, 2005

Petrolina-Pe, Brazil, 02.04.2011
_____________________________________________

Pr Eduardo Silva

e-mail e msn : preduardosilva@hotmail.com

Nenhum comentário: