UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



segunda-feira, 1 de junho de 2015

Jesus, o Encontro que Você Precisa !

JESUS, O ENCONTRO 
QUE VOCÊ PRECISA !
Lc 19.09-10

Vers. 09 E disse-lhe Jesus : Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Vers. 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar
o que se havia perdido.

ESSE TEXTO FALA DO ENCONTRO DE JESUS,
COM UM HOMEM EXTREMAMENTE NECESSITADO

PARA QUE UM ENCONTRO ENTRE
PESSOAS ACONTEÇA, É PRECISO QUE :

a)    Se planejem para esse Encontro
b)    Saiam na direção desse Encontro, ou
c)     Uma situação inesperada, ocasione esse Encontro

TRADUZINDO ISTO A MIÚDOS, UM ENCONTRO
ENTRE DUAS PESSÔAS SÓ É POSSÍVEL ACONTECER :

a)    Se houver vontade, desejo, interesse
b)    Se esse interesse sair do campo da teoria, e se transformar em atitude, ação, esforço, ou
c)     Se o acaso, a coincidência, o inesperado os aproximar

Lc 19-01-10 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

Obs : Jericó servia como principal alfândega para as mercadorias que entravam na palestina, vindas do Oriente.

Vers. 02 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

Obs : Além de ser chefe dos cobradores de impostos - trabalhava como servidor do governo Romano, cujo império dominava e de todos recebia tributos, Zaqueu era um religioso do seu tempo.

Vers. 03 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

Obs : A estatura de Zaqueu, o impedia de ter um encontro pessoal
com Jesus.

Vers. 04 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.

Obs : A figueira brava, era uma amoreira, uma árvore grande, robusta, com ramos baixos que facilitam a subida.

Vers. 05 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe : Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

Obs : Mesmo aquele encontro não tendo sido agendado por nenhum dos dois, (e foi pelo Espírito Santo de Deus) :

Toda uma situação foi criada por Deus
para que ele acontecesse

Ø Jericó, naquele dia e horário, fez parte do roteiro de Jesus
Ø Zaqueu se planejou, acreditou, teve fé de que “Encontraria Jesus, seu maior desejo
Ø Nada nem ninguém, foi capaz de impedir O ENCONTRO DO MILAGRE com o Necessitado.

Outras particularidades desse versículo Cinco

O Encontro com Jesus, implica em :

Ø Descer no sentido de se humilhar, pedir ajuda, clamar por socorro
Ø Descer do “EU”, dos conceitos e crenças que a lugar nenhum levaram você
Ø Descer do medo de mudar para melhor

Vers. 06 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.


Vers. 07 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

Obs : Nem todos à nossa volta, querem o nosso bem, se alegram com a nossa mudança de vida.

Vers. 08 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor : Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

Obs : Mesmo sendo um homem rico e influente, Zaqueu estava :

Ø Caído, fracassado, sendo acusado pela sua própria consciência (precisou se levantar do seu fracasso)
Ø Com vergonha dele próprio, fugindo de si mesmo, sem ter resposta para as suas próprias perguntas (precisou se levantar do seu fracasso)
Ø Fugindo das pessoas que ele oprimia, no exercício do seu ofício (precisou se levantar do seu fracasso)

Outro detalhe curioso desse versículo seis

Ø Zaqueu se antecipou a Jesus, explicando as suas culpas
Ø Zaqueu propôs a Jesus devolver parte do que ele havia se apossado de alguns, de forma ilícita
Ø Zaqueu quis de certa forma, fazer alguma ação que o tornasse digno do seu encontro de Jesus

Ef 02.08-09  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Vers. 09 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

A ATITUDE DE ZAQUEU, RESULTOU EM CINCO AÇÕES DE JESUS, 
QUE MUDARAM A SUA VIDA !

Ø Jesus viu Zaqueu Primeiro
Pv 15.03  Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

Ø Jesus o chamou pelo seu nome
Sl 139-01-03 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

Vers. 02 Tu (conheces) sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe  entendes o meu pensamento.

Vers. 03 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e
conheces todos os meus caminhos. (palavras do salmista Davi)

Ø Jesus deixou a multidão que o seguia, para se dedicar a salvação de uma pessoa e sua família.

Ø Jesus ofereceu-se para se hospedar na sua casa

Na casa do seu coração há lugar para Jesus ?

No espaço da sua tumultuada vida, há lugar a paz, a alegria e a transformação que só Jesus pode dar ?

No momento em que você vive, teria como você descer, fazer a sua parte, e se permitir ser alcançado por Deus ?

Ø Jesus levou Salvação à sua Família

Jesus quer alcançar a sua vida

Jesus quer abençoar a sua família

Jesus quer mudar a sua história

JESUS, O ENCONTRO QUE VOCE PRECISA” !

Vers. 09 E disse-lhe Jesus : Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Ser Filho de Abraão, é ser filho :

Ø Da promessa
Ø Da herança
Ø Da Conquista, da Vitória, do Milagre

Vers. 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Mt 09.12b  ... Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. (palavras de Jesus)

1 Jo 01.07 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

O QUE VOCE PRECISA FAZER
PARA SE ENCONTRAR COM JESUS ?

Ø Desejar esse Encontro
O Escritor norte americano Max Lucado, diz num de seus livros  : “O Deus que me fez sem eu querer, não me
salvará se eu não quiser

Ø Aproximar-se dele, estar no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa, e na companhia certa.

Ø Ouvir quando Jesus te chamar
Jo 05.24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (palavras de Jesus).

Ø Arrepender-se dos seus pecados
At 03.19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor

Ø Confessar e Seguir a Cristo
Mt 10.32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. (palavras de Jesus).

JESUS, O ENCONTRO QUE VOCE PRECISA” !

Fortaleza-CE, 30 de Maio de 2015

Pr EDUARDO SILVA


Nenhum comentário: